Gabarito Exercício-Painel 1

 

Respostas

 

  1. A região onde é hoje a Itália assistiu inúmeras invasões desde seus primórdios.  A Itália, sem grandes barreiras naturais de montanhas ao norte e com um litoral de fácil acesso, sempre foi uma região que facilitava invasões.  

  2. Eram povos nômades e pastores, tendo introduzido na Itália cavalos, carros e rodas.  Por volta de 1000 a. C. estes povos passaram da Idade do Bronze à Idade do Ferro.

  3. Além de levas de gregos que invadiram a Itália durante oitocentos anos, os ítalos, os oscos e os umbros são considerados os povos que se amalgamaram e constituíram a base do povo romano.    

  4. Os etruscos são o povo guerreiro e mercador de onde os romanos receberam a base de sua cultura:

 

§         as artes metalúrgicas;

 

§         a arquitetura – arco e abóbada;

 

§         as práticas de comércio;

 

§         as lutas de gladiadores.

 

  1. Dos gregos os romanos receberam o alfabeto, sua arte e mitologia, a filosofia e literatura.

  2. A lenda diz que Roma foi fundada em 753 a.C. (data provavelmente inventada por escritores romanos), por Rômulo e Remo, na região do Lácio, ao sul do Tibre, uma região estratégica, de onde o  povo romano partiu para conquistas dos povos vizinhos, da região dos Apeninos ao Mediterrâneo.

  3. Esta é uma fase em que se dará a primeira expansão romana.  Os romanos conquistam cidades próximas da planície onde habitavam os volscos e os équos.  Conquistaram também a cidade etrusca de Veios no outro lado do Tibre, destruindo toda a cidade e transformando seus habitantes em escravos. Após um grande período de lutas e de expansão, os romanos conquistaram toda a península itálica em 265 a.C.

  4. A República, ao longo de dois séculos, consolidou-se com base em suas instituições - Senado, Assembléias Populares e Magistratura.     

  5. Como sua atuação foi eminentemente militar, expansionista, pouco a pouco, as plantações e o cultivo agrícola foram se deslocando da península itálica para novas áreas conquistadas. 

  6. Era praxe doar aos soldados que haviam servido pelo período de vinte anos e davam baixa, terras para cultivo nas novas colônias conquistadas.  Desta forma os romanos não só colonizavam estas áreas, mas integravam o povo local a sua cultura.

 

 

 

Entrar em Painel 2.


               Retornar à Área de Testes.