Pesquisas, Debate e Redação

Pesquisa, debate e redação

 

Leia o texto abaixo e monte uma redação com os pontos sobre a relação de vassalagem entre Senhores e guerreiros na Idade Média que tenham chamado mais sua atenção. Compare com outro texto sobre os Cavaleiros da Távola Redonda. Observe o tema proposto ao final de sua leitura.

 

...O IMPÉRIO CAROLÍNGEO

 

Durante o reinado de Carlos Magno (768 - 814), a autoridade real havia se fortalecido, freando momentaneamente as tendências descentralizadoras.

 

Como explicar então a formação do feudalismo, se o poder real é fortalecido? Primeiro a centralização deve ser vista dentro do quadro de conquistas da época, comandadas pelo rei, reforçando sua autoridade, mas ao mesmo tempo, preservando o beneficium. Com o Estado centralizado, a cobrança das obrigações baseadas na fidelidade ainda são eficientes e esse função é destinada aos "Missi Dominici" ( enviados do rei).

 

Segundo, a Igreja Católica já era uma importante instituição, que, ao apoiar as conquistas do rei, referenda sua autoridade e poder, ao mesmo tempo que interfere nas relações sociais, como demostra o "Juramento de Fidelidade" instituição de origem bárbara que passou a ser realizada sob "os olhos de Deus" legitimando-a como representativa de sua vontade.

 

No entanto é importante perceber as contradições existentes nesse processo: a Igreja construiu sua própria autoridade e como grande proprietária rural tendeu, em vários momentos, a desvincular-se do poder central.

 

 

Guardando armas_BDWebB
Guardando armas_BDWebB

AS RELAÇÕES VASSÁLICAS

 

As relações de subordinação desenvolveram-se desde o século V, no entanto foi durante o reinado de Carlos Magno que tomaram sua forma mais desenvolvida. O incentivo aos laços de vassalagem num primeiro momento fortalecia o poder real, pois direta ou indiretamente estendia-se a toda a sociedade, no entanto, com o passar do tempo o resultado tornou-se oposto na medida em que as relações pessoais foram reforçadas, diminuindo portanto a importância do Estado....”

Leia mais:

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=154

 

 

Tema: Por que a cavalaria se tornou tão importante na Idade Média.

Escreva sobre este tema com base nos dois textos e envie ao seu professor.

Leia também o texto abaixo e pesquise um pouco mais sobre a Cavalaria Medieval

Távola Redonda_BDWebB
Távola Redonda_BDWebB

Os Cavaleiros da Távola Redonda

 

O período que se estende da ascensão do sobrano inglês Henrique II Platageneta (1154) à morte de Filipe Augusto, rei da França (1223) é considerado pelo medievalista Michel Pastoreau como o "coração da Idade Média ocidental".

 

Em seu livro entitulado "La vie quotidiene en France et en Angleterre au temps des chevaliers de la Table Ronde (XII - XIII siècles)", no Brasil "No tempo dos Cavaleiros da Távola Redonda, os costumes, a sociedade, a nobreza e a vida quotidiana é retratada de um maneira clara e completa.

 

Um resumo deste livro foi produzido especialmente para este homepage, onde você poderá ler sobre a Sociedade Feudal, a Cavalaria, os Ritmos da Existência, Castelos além de uma Tábua Cronológica com os principais fatos e acontecimentos deste período.

 

Leia mais:

http://www.cav-templarios.hpg.ig.com.br/mundo_medieval.htm

 

 

Entrar em Curiosidades.

 

                Retornar à Área de Testes.